segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Comissão eleitoral confirma vitória de presidente em Angola


Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. por sua vez, é um conceito de difícil definição, fundamentado na noção de uma comunidade política na qual todas as pessoas possuem o direito de participar dos processos políticos e de debater ou decidir políticas igualmente e, na acepção moderna, na qual certos direitos são universalizados a partir dos princípios de liberdade de expressão e dignidade humana. No entanto Angola vem mostrando amadurecimento na sua terceira eleição desde o fim de uma guerra civil de 27 anos --iniciada em 1975, logo após independência de Portugal e cessada em 2002--porém, será a primeira após a promulgação da Constituição de 2010.
essa é um exemplo para a nossa querida Guiné Bissau, apesar de 33 anos no poder, o Presidente Angolano José Eduardo dos Santos, mas é povo quem decidi...
A Comissão Eleitoral de Angola confirmou nesta segunda-feira a vitória do partido MPLA, do atual mandatário José Eduardo dos Santos. Com isso, ele se torna o presidente eleito do país para mais cinco anos de mandato após 33 anos no poder.O MPLA obteve 72% dos votos, contra 18,6% do opositor UNITA e 6% do movimento Casa, de figuras que saíram do governo. O pleito ocorreu na última sexta (31).Como líder do partido MPLA, Dos Santos assume a presidência, conforme a reforma eleitoral da Constituição de 2010. Na votação, ainda foram escolhidos os 220 membros do Parlamento.No entanto, a oposição acusou o governo de fraude e se declarou disposta a contestar o processo eleitoral na Justiça.Esta é a terceira eleição em Angola desde o fim de uma guerra civil de 27 anos --iniciada em 1975, logo após independência de Portugal e cessada em 2002--porém, será a primeira após a promulgação da Constituição de 2010.FAVORITONo poder desde 1979, Santos é líder do MPLA, de origem marxista, e favorito absoluto. A campanha foi feita pelo marqueteiro petista João Santana, que adaptou para Angola bandeiras como o Minha Casa, Minha Vida.Com US$ 31 bilhões de reservas cambiais originadas pelo petróleo, Angola é um investidor rico, apesar de figurar no 148º lugar do Índice de Desenvolvimento Humano da ONU (em 187 países).Impulsionada pelo petróleo, a economia angolana deverá crescer 17% este ano, segundo o FMI.O país ainda é apontado por ONGs como Human Rights Watch e Transparência Internacional como um dos mais corruptos do mundo. Enquanto isso, 68% dos 20 milhões de angolanos vivem com menos de US$ 2 por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário