segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Um olhar sobre o antigo capital da Guiné-Bissau, Bolama


























Bolama- é uma cidade de Guiné-Bissau. A cidade é parte de região do mesmo nome. Localizado homónima. Sucedeu ao antigo concelho criado em 1871 pelos portuguêses. Bolama foi levada á categoria da cidade em 1913 e foi a capital da antiga Guiné portuguêsa até 1941.








A Guiné Portuguesa era o nome do autal Guiné-Bissau enquanto colonia portuguesa emtre 1446 e 10 setembro 1974.




Embora portugal tivesse reclamado o território quatro anos antes, o explorador Nuno Trisão pela costa da Africa Ocidental em busca das fonte de ouro, escravos e outros bens de valor, que chegavan a Europa muito lentamente, via terrestre. chegou á Guiné em 1450.




os portugueses, bem como outros pontências europeia, como os franceses, Britanicos e Suecos, montaram os alicerces para o tráfico negreiro. A feitoria do cacheu, junto ao o rio do mesmo nome, foi um dos maiores mercado africanos durante vários anos.




com a aboliçao da escravatura no fina do seculo XIX, o comércio de escravo caiu em forte declínio embora restassem alguns focos clandestinos. Bissau fundada em 1700 tornou - se o capital da Guiné portuguesa.




no entanto, com evoluir das conquistas em África, portugal perdeu uma grande parte de territorio para a frança que se tornaria, mais tarde, no atual país da Guiné. incluindo a próspera do rio casamansa, que era um grande centro de comércio para a colonia. o Reino Unido tentou apoderar-se de bolama o que resultaria numa grande desputa entre os dois seculares aliados,quase torna-se em guerra, cujo a resolução muito se deveu a Antonio José de Ávila. o qual recorrendo á intervenção do presidente Norte-Americano Ulysses S. Grant, que intercedeu a favafor de portugal, conseguiu assegurar para a coroa portuguesa a pose de bolama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário